Suspeito de usar nome do procurador-geral de Justiça para aplicar golpe dos nudes no RS é alvo de operação
27/05/2025
(Foto: Reprodução) Conforme a Promotoria, investigado tem 23 anos e usa tornozeleira eletrônica. Homem também já teria se passado por juízes, promotores de Justiça, além de policiais civis e militares. Mandado de busca foi cumprido. Golpe dos nudes: MP cumpre mandado de busca e apreensão contra suspeito
Divulgação/MPRS
Um homem de 23 anos suspeito de usar o nome do procurador-geral de Justiça do RS, Alexandre Saltz, e de outras autoridades do estado para aplicar o golpe dos nudes é investigado pelo Ministério Público. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (27) em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, em uma operação dentro dessa investigação. Ele não foi preso.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
🔍O golpe dos nudes é uma extorsão virtual em que criminosos induzem vítimas a enviar imagens íntimas e depois exigem dinheiro sob ameaças falsas. Muitas vezes, os golpistas alegam envolvimento de menores para pressionar a vítima.
Segundo o MP, o investigado se passava por um adolescente e oferecia fotos íntimas. Depois, entrava em contato com a vítima se passando pelo procurador-geral, pedindo R$ 3 mil para interromper uma suposta investigação. Veja abaixo mais detalhes do golpe.
"Neste caso que apuramos, usaram o nome do procurador-geral de Justiça do Estado, mas já se fizeram passar também por policiais civis e militares, juízes e até outros promotores de Justiça", afirma a promotora Maristela Schneider.
Além do mandado de busca e apreensão, a Justiça autorizou a quebra de sigilo bancário e telefônico, e os bloqueios de contas bancárias e chaves Pix vinculadas ao suspeito.
Segundo o MP, o homem usa tornozeleira eletrônica e responde a um processo criminal por tentativa de homicídio. As autoridades buscam identificar mais vítimas e possível participação de outros envolvidos no esquema.
"Não houve prisão, pois o golpe foi praticado há alguns meses, mas poderá ocorrer ainda a depender dos elementos que serão apurados na investigação", acrescenta a promotora.
⚠️A promotora reforça que as autoridades não entram em contato exigindo valores. "Até porque isso também configura crime e deve ser denunciado", explica.
Golpe dos nudes: MP faz operação contra suspeito de usar nome do procurador-geral
Como era o golpe
Conforme a investigação, o golpista tentou extorquir uma pessoa da Região Nordeste do Brasil. Ele se apresentava como um adolescente que queria iniciar um relacionamento com troca de fotos íntimas.
Depois, se passava por autoridade da área jurídica para tomar as medidas cabíveis. Por fim, oferecia um acordo e exigia dinheiro para "não levar a investigação adiante" e "para realizar um tratamento psicológico".
A própria vítima acionou o MP após desconfiar que se tratava de um golpe e verificar que o DDD era 51.
"O golpista, se passando pelo procurador-geral de Justiça, pediu inicialmente R$ 3 mil para não liberar as fotos íntimas enviadas e interromper a investigação. Ele iria pedir mais, mas a vítima desconfiou e denunciou", explica Maristela.
Como denunciar
A orientação é sempre registrar um boletim de ocorrência. No RS, é possível acionar o MP. Se morar em Porto Alegre, o contato pode ser feito pelo telefone (51) 3295-1100. No interior do estado, a recomendação é entrar em contato com a Promotoria de Justiça mais próxima pelos telefones disponibilizados no site da instituição.
O contato também pode ser feito pelo email atendimentovitimas@mprs.mp.br ou diretamente pelo canal de denúncias do site do MP.
MP faz operação contra suspeito de usar nome de autoridades para aplicar golpe dos nudes
Cid Martins/MPRS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS